SENPA EM DEFESA DOS ENFERMEIROS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PARÁ

Publicado em: 10/08/2018
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A Dra. Antonia Trindade e a Delegacia Sindical Base do SENPA, participaram no município de Santarém, região este do estado do Pará, de uma audiência no Ministério Público do Trabalho, onde foi denunciado ao MPT, as precariedades de trabalho dos enfermeiros e dos demais trabalhadores da saúde. Desde que IGP assumiu, privatizando a UPA 24 h e o hospital municipal, o SENPA vem recebendo inúmeras denúncias de falta de condições trabalho, excesso de carga horaria, falta de profissional enfermeiro, falta de alimentação adequada, sem local para descanso, sem o cumprimento de 1 hora intra jornada, assédio moral, falta de materiais e EPI’s, entre outros. A falta de transparência, na realização no 1º e 2º  PSS também é outro ponto muito questionado, haja vista que não houve oportunidades para recursos, a não publicação dos selecionados, não havendo assim, critérios de desempates. A falta de divulgação da empresa que fez o processo de seleção é outro fato bastante denunciado.

A sobre carga de trabalho, está ocasionando stress e mal estar entre os trabalhadores, enfermeiros já foram até agredidos por clientes, após o óbito de um paciente na upa. O SENPA está fazendo a defesa desta profissional enfermeira na justiça.

Em maio deste ano o SENPA denunciou no MPT, todas essas mazelas já ditas anteriormente. Ocorreram 4 reuniões com o prefeito de Santarém, assim também a reunião com a IGP, a O.S que gerencia a UPA e o Hospital Municipal, e a mesma não apresentou nenhuma contra proposta.

Dia 8 deste mês, ocorreu a audiência no MPT, e a Organização Social se limitou contestar todas as denúncias apresentados pelo SENPA,  e está marcado uma nova audiência para o dia 16 de outubro uma segunda reunião. Também foi solicitado uma nova audiência com o prefeito para continuar discutindo  a privatização do SUS e outras reivindicações dos servidores públicos do município, dando continuidade a mesa de negociação. 

  

 

 

MOJUÍ DOS CAMPOS

O prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves, não cumpriu em parte a determinação do TAC assinado junto ao MPE e na Justiça Comum, que requereu os Direitos Trabalhistas dos profissionais enfermeiros.  Mediante isso, a Dra. Antonia Trindade e a DSB da Região se reuniram com os enfermeiros do município e definiram acionar a justiça sobre o não cumprimento do TAC.