01/09/2020 às 10h45. Foto: DW Brasil
No dia 18 de março foi anunciado pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) o primeiro caso confirmado de Covid-19 no estado. Daquela data até a última segunda-feira (31/08), já são 200.985 casos registrados na Sespa de infectados pelo novo coronavírus no Pará. Com este número, segundo o Ministério da Saúde, o Pará lidera os casos na região norte sendo o 6º do Brasil com mais afetados pela doença. Quanto aos óbitos, foram 6.176 vítimas.
Entre os trabalhadores da saúde acometidos, de acordo com o Observatório da Enfermagem, no Pará são 661 profissionais de enfermagem infectados com o novo coronavírus. Deste número, 13 perderam a vida para a Covid-19.
O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) ressalta que trabalha continuamente para que os profissionais de enfermagem tenham condições seguras de trabalhar durante a pandemia. Para isso, já entrou na Justiça do Trabalho com 36 Ações Civis Públicas que determinaram o fornecimento imediato de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), elaboração de planos de ação e prevenção, assim como afastamento e/ou realocação de enfermeiros do grupo de risco.
Solicite a ficha de filiação ao Senpa pelo e-mail juridico@senpa.org.br, ou pelo telefone da presidente Antonia Trindade no (91) 98890-0590. O Senpa funciona de segunda à sexta, das 07h30 às 17h, em dias úteis. Acompanhe as redes sociais por meio do endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter e o site www.senpa.org.br.