SENPA INFORMA: PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SÃO OS MAIS ACOMETIDOS POR COVID-19

Publicado em: 11/08/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

11/08/2020 às 12h57. Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Um dado que mostra uma triste realidade. De acordo com informações do Ministério da Saúde atualizadas em boletim epidemiológico em 5 de agosto, profissionais de enfermagem são os trabalhadores da saúde mais afetados pelo novo coronavírus na linha de frente contra a pandemia. São 79.982 técnicos ou auxiliares de enfermagem, 34.027 enfermeiros e 25.207 médicos testaram positivo para a Covid-19, revelando que os profissionais de enfermagem ficam mais vulneráveis ao coronavírus.

Dados do Observatório da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), mostram que a região norte apresenta o terceiro maior número de óbitos (74) de profissionais de enfermagem por Covid-19 no Brasil, atrás das regiões sudeste (117) e nordeste (89). A região centro-oeste teve 43 óbitos; a região sul registrou 18.


No Pará, ainda de segundo o Observatório da Enfermagem divulgado por estado, são 630 profissionais de enfermagem diagnosticados com Covid-19 e 13 óbitos confirmados pela doença. O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) prestou solidariedade aos familiares e amigos de enfermeiros e enfermeiras que perderam a vida para a Covid-19. Veja alguns destes profissionais que foram importantes para a enfermagem no Pará (http://www.senpa.org.br/conteudos/noticia/43761/a-solidariedade-do-senpa-com-os-profissionais-de-enfermagem-que-nos-deixaram-na-pandemia).

O Senpa ressalta que tem trabalhado continuamente para que os profissionais de enfermagem tenham condições seguras de trabalhar diante do cenário da pandemia. Para isso, já entrou na Justiça do Trabalho com 36 Ações Civis Públicas que determinou o fornecimento imediato de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), elaboração de planos de ação e prevenção, assim como afastamento e/ou realocação de enfermeiros do grupo de risco.

Solicite a ficha de filiação ao Senpa nos contatos de telefone ou e-mail descritos abaixo. Acompanhe as redes sociais do Senpa por meio do endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter. O Senpa funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h, em dias úteis, pelo e-mail juridico@senpa.org.br, ou pelo telefone da presidência no (91) 98890-0590.