Publicado em: 17/10/2019
Tempo de leitura: 1 minuto
STJ - Ação proposta pelo Cofen: Obrigatoriedade da presença de enfermeiros em ambulância do Samu
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu recurso do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que definirá a obrigatoriedade ou não da presença de enfermeiro em ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A ação proposta pelo Cofen fundamenta-se na Lei 7498/86, a qual determina que a atividade exercida pelo técnico e auxiliar de enfermagem deve ser obrigatoriamente supervisionada por enfermeiro.
Fonte: http://www.cofen.gov.br/stj-julgara-presenca-obrigatoria-de-enfermeiro-em-ambulancias-de-suporte-basico-a-vida_74497.html
TST - Nulidade do pedido de demissão do empregado sem homologação do sindicato
Em recente decisão, a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarou a nulidade do pedido de demissão feita por funcionário se não houver homologação do sindicato. No caso, a ex-funcionária alegou ter sido coagida a pedir demissão após o retorno da licença-maternidade.
Atente-se que o caso envolvia suposta coação exercida pela empresa e o Tribunal, ao julgar a excepcionalidade do caso, entendeu pela importância da rescisão contratual na sede do sindicato.
Trata-se de importante decisão que fortalece a importância da homologação na entidade sindical, muito embora tal obrigatoriedade tenha sido extinta com a Reforma Trabalhista.
Fonte: https://spbancarios.com.br/06/2018/demissao-sem-homologacao-no-sindicato-e-nula-decide-tst
Em caso de dúvida, entre em contato através do telefone (91) 98890-0590 ou e-mail juridico@senpa.org.br.