SENPA LAMENTA AS 6 MIL MORTES POR COVID-19 NO PARÁ

Publicado em: 19/08/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos

19/08/2020 às 11h08. Foto: Agência Reuters / Thomas Peter

Um número preocupante. Segundo dados da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa) divulgados nesta terça-feira (18), 6.015 pessoas perderam a vida para a Covid-19 em todo o estado. É como se a população inteira do município de Sapucaia deixasse de existir no sudeste paraense.

De acordo com o Ministério da Saúde, com este número o Pará é o quinto estado brasileiro com mais óbitos por Covid-19. Sendo assim, o estado com o maior número de mortes na região norte.

O levantamento do Observatório da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), mostra que já são 13 profissionais de enfermagem que morreram pela doença no Pará. Com isso, o Pará se torna o oitavo estado com maior número de óbitos de profissionais de enfermagem.

O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) presta solidariedade aos amigos, familiares e colegas das vítimas por Covid-19 no estado, entre elas profissionais de enfermagem. São vidas perdidas que importam e sempre vão fazer falta para as mais de 6 mil famílias enlutadas no Pará.

Ressaltamos que o Senpa tem atuado continuamente para que profissionais de enfermagem tenham condições seguras de trabalhar na pandemia. Para isso, já entrou na Justiça do Trabalho com 36 Ações Civis Públicas que determinaram o fornecimento imediato de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), elaboração de planos de ação e prevenção, assim como afastamento e/ou realocação de enfermeiros do grupo de risco.

Solicite a ficha de filiação ao Senpa nos contatos de telefone ou e-mail descritos abaixo. Acompanhe as redes sociais do Senpa por meio do endereço @senpacomunica no Facebook, Instagram e Twitter. O Senpa funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h, em dias úteis, pelo e-mail juridico@senpa.org.br, ou pelo Whatsapp da presidente Antonia Trindade no (91) 98890-0590.