Senpa lamenta as demissões em massa dos enfermeiros da Pró-Saúde dos municípios de Altamira, Barcarena, Ananindeua e Santarém

Publicado em: 23/01/2023
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

No mês de dezembro fomos surpreendidos com a demissão em massa dos enfermeiros da OSS Pró-saúde e de centenas de funcionários que faziam parte do quadro de funcionários dos municípios de Altamira, Barcarena e Ananindeua, sob a justificativa de rescisão de contrato do governo do estado do Pará com a OSS e no município de Santarém que houve licitação. Muitos profissionais foram demitidos sem direito a verbas rescisórias e alguns não receberam a segunda parcela do 13º salário até a presente data, entre outras perdas.

O governo do estado contratou em caráter de contrato emergencial três OSS para atuarem em um período de noventa dias. As OSs que assumiram os hospitais, como o INDSH no Hospital Metropolitano em Ananindeua, estão fazendo PSS (processo seletivo simplificado). O que também causa danos aos enfermeiros que ficaram, pois perderam seguro desemprego e agora estão sendo demitidos. Lamentamos as inúmeras demissões e os prejuízos financeiros causados, a falta de respeito, humanização e valorização com a categoria por parte do governo do estado.

A categoria que se dedica no cuidado ao paciente por 24h, que atua na defesa do SUS e trabalhou incansavelmente na linha de frente no combate a pandemia deveria ser valorizada e respeitada, mas infelizmente não é isto que acontece nos bastidores dos hospitais.

O que temos observado é que a questão política sobrepondo a valorização dos trabalhadores, contudo, muitos profissionais estão perdendo direitos, com a data-base, folgas, 13 plantões noturnos, etc, lamentamos a luta de anos pelas conquistas destes, entre outros direitos com a Pró-saúde.

Muitas audiências e reuniões que se acumulam, mas ainda sem nenhuma definição concreta e com tudo isso muitos profissionais e suas famílias sofrendo todas as consequências com a falta de sensibilidade do atual governo.

O Senpa está atuando na defesa dos enfermeiros. Seja um enfermeiro sindicalizado. Lute pelos seus direitos.