SENPA NO DISSÍDIO COLETIVO DE TRABALHO 2018/2019 NO TRT

Publicado em: 20/08/2018
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Tivemos no dia 14/08 várias rodadas de negociação, de mediação no TRT em defesa dos enfermeiros regidos pela CLT no Pará.

Com a organização social INDSH, aguardamos novas propostas.

Com a SANSIM, que tem apenas 01 (um) enfermeiro na Vale do Rio Doce em Canaã dos Carajás, aguardamos nova posição da empresa e já denunciamos a mesma no COREN-PA e no MPT por redução do número de enfermeiros de 13 que era na kaisen para apenas 1 na SANSIM, reduziu salário e falta de condições de trabalho.

Com a Unimed Oeste do Pará, fizemos pela primeira vez acordo coletivo pioneiro, definindo um piso de quase 3 mil reais, e alguns direitos trabalhistas. Iremos reunir com os enfermeiros brevemente, pois tomamos conhecimento que tem um número reduzido de enfermeiros e que os mesmos não tem sala de descanso, entre outros. Vamos marcar uma reunião com a direção da Unimed em Santarém, para discutir essas reivindicações.

Com o SINAMGE, que representa o plano de saúde da Hapvida (Hospital Layr Maia – Ultrasom Serviços Médicos ltda), Clínica Médica São Lucas ltda, Clinica São Felipe, e Plano de Saúde Amil aqui no Pará, e o SINAMGE tem cinco dias para apresentar contraproposta e ficou marcada uma nova negociação no TRT no dia 11/09, haja vista que eles têm uma proposta de redução de salário e o SENPA não concorda. Também estamos denunciando os hospitais no MPT referente à mudança de carga horária, dimensionamento pessoal e condições de trabalho que eles queriam mudar, além do número reduzido de enfermeiros.

No TRT – 8ª região, temos tido várias conquistas durante anos e anos e em especial este ano no dissídio coletivo 2018/2019, na defesa dos enfermeiros, onde os Desembargadores na mediação ou no Pleno tem tido imparcialidade e coerência nos julgamentos e mediação, assim como os Procuradores do MPT.  

 Os enfermeiros regidos pela CLT, nunca ficaram sem reajuste todos os anos, mesmo não contribuindo com o SENPA, que no nosso entendimento, é uma falta de consciência política, onde recebem direitos e não contribuem financeiramente com a entidade que defende nossos direitos, e que o SENPA sempre está defendendo na justiça a questão da insalubridade, dimensionamento pessoal, condições de trabalho, gratificação de chefia de enfermagem e responsável técnico, repouso remunerado, sala de descanso, alimentação digna, carga horária de 30 horas, piso salarial digno entre outros. Somos contra a escala 12×36.