SENPA NOTIFICA O HOSPITAL DO CORAÇÃO DO PARÁ

Publicado em: 27/03/2019
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
O SENPA requereu providências do Hospital do Coração do Pará em relação às denúncias de situação precária de trabalho de enfermeiros do hospital. Segundo as denúncias, os trabalhadores estariam sobrecarregados, diante da insuficiência de profissionais. No horário noturno fica apenas um enfermeiro responsável por duas UTIs com 10 leitos e outro pelos demais setores e urgência. 
O sindicato menciona, em três ofícios encaminhados ao hospital, que se tem a exigência de quantitativo mínimo de profissionais enfermeiros, conforme a resolução Cofen nº 543/2017 e a falta de garantia do número mínimo compromete o trabalho e o atendimento oferecido ao paciente. 
“A saúde do trabalhador é essencial para o desenvolvimento de qualquer instituição, seja pública ou privada, assim se faz necessário que sejam ofertadas condições favoráveis para que possam desenvolver suas funções”, disse a presidente do SENPA, Dra Antônia Trindade dos Santos. 
No dia 16 de janeiro o SENPA solicitou manifestação do hospital no prazo de oito dias a partir do recebimento da notificação, a fim de ser evitada a adoção de medidas legais cabíveis como denúncia aos órgãos competentes. Sem resposta do hospital, o SENPA notificou mais uma vez a instituição no dia 19 de janeiro. Ainda sem resposta, o sindicato notificou pela última vez o hospital no dia 19 de fevereiro.
Denúncias ao SENPA
O SENPA recebe denúncia anônima dos enfermeiros através do telefone da Presidente (91) 98890-0590 e pelo email juridico@senpa.org.br  denunciando as arbitrariedades praticadas por alguns diretores de hospitais privados. O SENPA também comunica a todos que nas segundas e terças feiras ocorrem os plantões jurídico e contábil no horário comercial na sede do sindicato.