SENPA PARTICIPA DA REUNIÃO DA EXECUTIVA DA FNE

Publicado em: 16/12/2017
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará-SENPA, Dra. Antônia Trindade e a diretora Maria Iracilda Alves Pinheiro participaram da Reunião da Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Enfermeiros- FNE de 12 a 14 de dezembro em São Paulo, onde teve uma série de atividades e reuniões que debateram assuntos relacionados ao cenário da Enfermagem no Brasil.
           Foram apresentados a Prestação de contas do exercício do ano de 2016, a previsão orçamentária do exercício 2018;  alteração estatutária, apresentação das atividades realizadas em 2016, funcionamento da sede (contratação de empregado), entre outros assuntos.
          No encontro foi debatido ainda a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2016), especificamente os impactos que as alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trarão para os Enfermeiros. Também foram abordados as alterações nas jornadas de trabalho (12 x 36 horas), jornada intermitente e o trabalho das gestantes em locais insalubres são pontos discutidos entre a categoria.
    Segunda a presidente do SENPA, Antônia Trindade, vale ressaltar a importância da união dos trabalhadores nesse momento em que a representação dos sindicatos é colocada em questão nas cláusulas do negociado sobre o legislado. Itens como banco de horas, intervalo intrajornada, PCCS, remuneração por produtividade, poderão ser negociados entre o empregador e o empregado, prevalecendo o acordo. A falta de orientação na homologação – que deixa de ser obrigatória a realização pelo sindicato – também é um fator prejudicial ao trabalhador.