SENPA PARTICIPA DAS PROGRAMAÇÕES DA SEMANA DA ENFERMAGEM DE 12 A 20 DE MAIO

Publicado em: 05/04/2019
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Diante dos desafios enfrentados pelos profissionais da área dentro do campo de trabalho nos últimos anos, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) realiza, entre os dias 13 e 15 de maio, uma programação especial em comemoração à 80° Semana Brasileira de Enfermagem. Discutindo o tema “Os desafios da profissão para uma prática com equidade”, graduados e técnicos se reúnem no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, para trocar experiências. O SENPA participará da programação.
A programação será realizada de forma integrada com os cursos de enfermagem de graduação, pós-graduação e técnico de instituições federais e estaduais. Durante o evento, os profissionais participarão de mesas redondas, palestras, workshops e rodas de conversas. Cada uma das programações deve durar uma hora. 
A Semana Brasileira de Enfermagem é celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem desde 1940, pela Escola de Enfermagem Nery. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra. Na data também se comemora o dia do Enfermeiro. O término é em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880. Nesta data também se comemora o dia do auxiliar e do técnico de enfermagem. 
Semana no calendário do Estado
No Brasil, em 12 de maio de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem”. Ano passado, o governador Simão Jatene incluiu no calendário oficial do estado a programação da Semana Estadual da Enfermagem, de 12 a 20 de maio. O artigo 3 do Diário Oficial diz que devem ser realizadas nesta semana homenagens à categoria, além de ampla divulgação das atividades, bem como trazidas à baila propostas de valorização da classe.  

Denúncias ao SENPA
O SENPA recebe denúncia anônima dos enfermeiros através do telefone da Presidente (91) 98890-0590 e pelo email juridico@senpa.org.br  denunciando as arbitrariedades praticadas por alguns diretores de hospitais privados. O SENPA também comunica a todos que nas segundas e terças feiras ocorrem os plantões jurídico e contábil no horário comercial na sede do sindicato.