SENPA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTE TRANSFERÊNCIA DO SERVIÇO DE HEMODIÁLISE EM SANTARÉM DA ESFERA MUNICIPAL PARA A ESTADUAL

Publicado em: 26/04/2019
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
O SENPA participou, nesta quinta-feira (25), de uma audiência pública em Santarém, região do Baixo Amazonas, para discutir o tratamento dos pacientes que fazem tratamento renal (hemodiálise) no município. Esse tipo de serviço é responsabilidade do município, entretanto a prefeitura quer repassá-lo ao Estado. Além do SENPA estiveram presentes várias autoridades. 
“Não cabe a nós essa discussão jurídica se será repassada ao Estado ou não. O que queremos é que o paciente seja bem atendido, com qualidade, rapidez e condições humanizadas. Queremos ainda que os enfermeiros tenham condições adequadas de trabalho, pois, na maioria das vezes, nessas clínicas há número reduzido de enfermeiros”, disse a presidente do SENPA, Antonia Trindade dos Santos. 
O principal encaminhamento da reunião foi a formação de uma Câmara Técnica para desenvolver o plano de transferência da gestão do serviço “porta aberta” hemodiálise/nefrologia. Irão compor a Câmara os seguintes órgãos: MPE, SEMSA, SESPA, CMSS, Associação dos Renais Crônicos, RT do serviço de hemodiálise e OAB. Será dado o prazo de 15 dias para indicação de membros e divulgação da data da primeira reunião da Câmara Técnica.
O SENPA solicitou que seja discutido no plano a relação trabalhista dos profissionais municipais que atuam no serviço de hemodiálise, em especial, os enfermeiros, por acreditar que será uma perda para a assistência suas transferências ou demissões pela excelência no serviço prestado.
Denúncias ao SENPA
O SENPA recebe denúncia anônima dos enfermeiros através do telefone da Presidente (91) 98890-0590 e pelo email juridico@senpa.org.br  denunciando as arbitrariedades praticadas por alguns diretores de hospitais privados. O SENPA também comunica a todos que nas segundas e terças feiras ocorrem os plantões jurídico e contábil no horário comercial na sede do sindicato. Em razão da MP 873, de Jair Bolsonaro, que prejudica os sindicatos, o funcionamento do SENPA passou a ser de 8h às 14h a partir de 1º de abril.