A presidente do SENPA, Antonia Trindade dos Santos, participou na última terça-feira (26) do debate Defesa dos Sindicatos da Classe Trabalhadora e da Justiça do Trabalho na sede da OAB-PA. Durante o evento, foram discutidas as atuais conjunturas da política brasileira, levando em consideração a proposta previdenciária apresentada pelo Governo Federal. Além do SENPA, a CTB registrou a participação de outros sindicatos e de movimentos sociais no evento.
Participaram do debate representantes da OAB e do Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Juiz do Trabalho Dr. Pedro Tupinambá. Segundo ele, os sindicatos são importantes para a arrecadação de recursos para previdência social e, por isso, devem ser fortalecidos nessa nova realidade vivida pelo país.
Já o Dr Hideraldo Luiz de Sousa Machado, procurador do MPT, reforçou a importância das categorias. Segundo ele, os sindicatos são indispensáveis, principalmente no processo da redemocratização brasileira. As entidades precisam se manter fortes para resguardarem os direitos e interesses da classe trabalhadora brasileira contra os ataques do governo federal.
O consenso entre os palestrantes foi baseado, segundo os magistrados, pela inconstitucionalidade da MP 873 e da necessidade da manutenção e fortalecimento da Justiça do Trabalho. O órgão é indispensável pela garantia das contribuições destinadas ao custeio da atividade sindical.
Denúncias ao SENPA
O SENPA recebe denúncia anônima dos enfermeiros através do telefone da Presidente (91) 98890-0590 e pelo email juridico@senpa.org.br denunciando as arbitrariedades praticadas por alguns diretores de hospitais privados. O SENPA também comunica a todos que nas segundas e terças feiras ocorrem os plantões jurídico e contábil no horário comercial na sede do sindicato.