No dia 29 de maio de 2018, foi realizado na Assembleia Legislativa do Pará, uma sessão especial sobre saúde da mulher, em parceria da comissão de saúde da Alepa com a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mulher e a Associação Amigas do Peito do Pará, para discutir a situação epidemiológica do câncer que mais afeta as mulheres paraenses – o câncer do colo do útero – como problema de saúde pública e discutir o acesso ao diagnóstico e o tratamento.
Para o presidente da comissão de saúde da Alepa, que abordou a necessidade de se prevenir o câncer de colo do útero nas unidades básicas de saúde através do exame papanicolau que possibilita a detecção de qualquer alteração do colo uterino. Também destacou que entre o diagnóstico de câncer e o início do tratamento, deve ser cumprido a lei 12.732/12 que o tratamento oncológico deve iniciar em 60 dias.
O senpa agradece a oportunidade de se fazer presente em um debate importante e reafirma a sua luta por uma maior cobertura da atenção básica e disponibilização de materiais para a realização dos procedimentos referentes à saúde da mulher.