Hoje, 4 de setembro, saiu a decisão do Ministro Roberto Barroso acerca da aplicação imediata da Lei n° 14.434/2022, que estabeleceu os piso salariais dos profissionais da enfermagem.
Em decisão de 30 páginas, o Ministro alega que não houve um estudo do impacto que os novos pisos trarão para os Estados, Municípios e para os serviços de saúde.
A decisão foi proferida em uma ação proposta pela entidade patronal representativa dos serviços de saúde.
O Senpa, por meio desta nota, lamenta a posição do Ministro e, principalmente, a contínua desvalorização dos profissionais de enfermagem, que permanecem sendo explorados pelos patronais.
Não é demais apontar que a decisão, embora mencione um “impacto” financeiro, deixa de considerar o lucro dos planos de saúde e dos empresários do setor, que se valem da ausência de um piso salarial para pagar salários vergonhosos aos profissionais de saúde.
Mas não iremos desistir! Continuaremos na luta e estaremos atentos para novas movimentações.
Na oportunidade, informamos que uma grande manifestação em protesto da decisão do Ministro Barroso será agendada e posteriormente comunicada à categoria. Aguardem maiores informações!
Leia também
Atenção enfermeiros da iniciativa privada no Estado do Pará: convocação para ciência e assinatura da lista de frequência e pauta de reivindicações da Assembleia Extraordinária referente aos Dissídios Coletivos 2025/2026
Na data de 17 de dezembro de 2024, foi realizada na modalidade online a Assembleia Geral Extraordinária referente aos Dissídios...
- 06/01/2025
- 2 minutos