URGENTE! Pró-saúde brinca com categoria e tenta protelar mediação no MPT – Senpa convocará indicativo de greve

Publicado em: 25/09/2020
Assunto:
Tempo de leitura: 2 minutos
Na data de hoje, 25/09 (sexta-feira), foi realizada audiência de mediação no MPT entro Senpa e a Pró-saúde, gestora de 7 Hospitais estaduais.
Ao iniciar a audiência, o Senpa propôs a manutenção do Acordo Coletivo 2019/2020, com a aplicação do reajuste salarial no percentual de 2,46%, referente ao INPC acumulado no período.
A Pró-saúde, por seu advogado, informou que em razão da pandemia ?não teria caixa? para suportar financeiramente o reajuste. A Presidente Antonia Trindade estranhou a alegação, pois nenhum hospital gerenciado pela Pró-saúde foi exclusivamente COVID-19.
O Senpa então propôs a celebração de um acordo parcial, para que fosse levado a Dissídio Coletivo somente a discussão do reajuste salarial.
O advogado da Pró-saúde informou não ter ?poderes? para discutir as demais cláusulas, somente o reajuste salarial. 
No ato, a Presidente Antonia Trindade destacou que a Pró-saúde estava desmerecendo a categoria, pois a instituição estava plenamente ciente de que a mediação se tratava para todas as cláusulas da norma coletiva.
Após discussões, de forma contraditória ao que havia sido anteriormente alegado sobre a ausência de ?poderes?, o advogado da Pró-saúde informou que teria sim competência para discutir as cláusulas do acordo. A Procuradora do MPT também destacou a postura contraditória do advogado e da instituição.
Trata-se de mais um atitude reprovável da Pró-saúde, que, mais uma vez, tenta diminuir e desmerecer a categoria, não somente ao se recusar a conceder o reajuste salarial, mas também ao determinar o comparecimento em audiência de advogado que alega não ter competência para discutir a norma coletiva, havendo um nítido intuito protelatório.
Uma nova audiência foi agendada para o dia 01/10 às 09h, tendo o Senpa de manifestado expressamente pela necessidade da presença da advogada responsável pela negociação em nome da Pró-saúde.
Não havendo sucesso na negociação, o Senpa irá convocar, de urgência, Assembleia Geral deliberar sobre o indicativo de greve, uma vez que se está em risco o limite de 13 plantões aplicável em todos os hospitais gerenciados pela Pró-saúde.
FIQUE ATENTO! Novas informações serão publicadas após a audiência do dia 01/10. Para encaminhar a sua denúncia sobre irregularidades na Pró-saúde, mande a sua mensagem para o telefone da Presidente Antonia Trindade: (91) 98890-0590 (WhatsApp)