Ao assumir a Presidência da República, em maio de 2016, o Presidente Michel Temer, teve como sua primeira medida, a retirada do Ministério do Trabalho a Previdência Social e transformá-la em uma secretaria subordinada ao Ministério da Fazenda.
Essa medida demostrou claramente a concepção do “novo” governo junto aos trabalhadores e a aposentadoria.
Sem nenhuma consulta ao povo brasileiro, o governo apresentou ao Congresso Nacional em 06 de dezembro a PEC 287. Proposta de uma reforma na previdência social, com ela, a mudança mais radical desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988.
Pensando nisso, O DIEESE e as Centrais Sindicais realizaram, em 23 de fevereiro, o lançamento da 13ª Jornada Nacional de Debates. A atividade debateu a PEC 287, que trata da reforma da Previdência Social. O evento reuniu mais de 200 pessoas no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo.
A partir de março, a jornada acontecerá em diversos Estados. Aqui na região Norte, a 13ª Jornada Nacional de Debates acontecerá no Estado do Acre dia 08 de março, Roraima dia 08 de março, Amapá dia 09 de março e no Estado do Amazonas dia 11 de março.
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará estará participando da atividade, para fortalecer esta luta que é de todo povo brasileiro. Vale relembrar que a Reforma da Previdência foi tema do 3° encontro de formação sindical do SENPA, realizado no mês de fevereiro de 2017.
Vamos todos defender uma aposentadoria digna, justa e sem perdas salariais e aumento da idade para aposentadoria.